Backlinks: O Que São? Como Conseguir e Ser o Top 1 No Google

Backlinks nada mais são que ligações para outro conteúdo existente em outro site na web.

Eles são muito utilizados para mencionar outra página ou outro artigo que consideram que sejam relevantes, assim passará muito mais valor e confiança ao que se compartilha na internet.

No universo das linkagens entre sites pela internet estão os backlinks.

É muito provável que você já tenha visto muitos deles enquanto realizava a leitura de algum conteúdo em algum blog.

Essa forma de linkagem é considerada uma das técnicas mais importantes e poderosas para conseguir conquistar melhores resultados e assim conquistar a tão desejada primeira página dos motores de busca.

Principalmente do Google.

Então se você é um blogueiro ou um empreendedor digital, e quer ser reconhecido tendo muito mais autoridade no ramo em que atua você precisará deles.

Esse conteúdo aqui vai explicar em detalhes para você tudo o que você precisa saber sobre backlinks.

Por isso continue conosco até o fim se quiser conquistar o top 1 no ranking das pesquisas orgânicas do Goolge.

O que são Backlinks

O Que São Backlinks E Quais Os Tipos?

Os backlinks são ligações entre páginas na web que por sua vez recebem links de domínios ou de subdomínios apontando para elas

Muitas pessoas os chamam de links de chegada (inbound links), pois simplesmente eles foram criados de forma estratégica dentro do conteúdo que pode estar recebendo ou então apontando um link para outros sites de seu interesse.

Os backlinks são divididos em dois tipos, que são eles:



Backlinks Internos:

Um backlink interno é feito dentro de um mesmo site ou blog, com a finalidade de linkar os seus conteúdos entre si e assim complementar algumas informações adicionais. Também conhecido como linkagem interna. E faz parte do seo onpage.

Esse estratégia de linkagem interna entre conteúdos que estão no mesmo site (domínio) é extremamente importante. Pois isso aumenta o tempo da permanência do visitante no site. Pois dessa forma a possibilidade dele visitar também outros conteúdos aumenta muito.

E também ajudará a diminuir a taxa de rejeição do site, também conhecida como bounce rate. Então quanto mais tempo um visitante passar dentro do seu site melhor.

Backlinks Externos:

Na grande maioria das vezes esse tipo de linkagem externa ocorre quando um domínio acha em um site ou blog um conteúdo que seja relevante para seus usuários mais que ele não tem.

E como o conteúdo é tão bom e tem muita relevância para o leitor, então é feita uma linkagem para o site dono daquele conteúdo. Isso faz parte do seo off page.

Essa prática não serve apenas como forma de contribuição em passar mais conhecimento para as pessoas que estão visitando aquele site.

Mas também ajudará o web site que foi referenciado a conseguir muito mais autoridade para os mecanismos de pesquisa.

Além disso esse mesmo domínio começará a receber e também passar muito mais tráfego um para o outro com o passar do tempo.

O que é um backlink e quais os tipos

Mas Por Quê Seu Site Necessita de Links Para Chegar Na Primeira Página Das Pesquisas:

Os backlinks servem principalmente para fazer a medição da autoridade e relevância de um domínio sobre um certo produto ou assunto.

E é basicamente isto o que você necessita pro seu negócio decolar na internet.

Quanto maior for a sua linkagem interna entre seu próprio conteúdo, e quanto mais backlinks externos de qualidade são apontados para o seu site melhor.

Sendo assim você só aumentará as suas chances de ser reconhecido pelos mecanismos de buscas, principalmente o Google.

Quando um site então começa a ser muito referenciado por outros sites que apontam backlinks para ele, mais atenção ele ganhará pelos motores de buscas. Que por sua vez jogará ele direto para as primeiras páginas.




E com isto, como consequência crescerá também o volume de tráfego orgânico recebido. Sendo assim logo se tornará uma autoridade na internet e irá se consolidar como uma grandiosa referência no seu nicho de atuação.

E é exatamente dessa forma que grandes profissionais na área de publicidade e marketing digital tiram proveito para tomar ações criando campanhas potencializando suas vendas.

Pois seus sites já estão posicionados, assim basta indicar produtos ou serviços usando links patrocinados e até mesmo banners. Dessa forma eles conseguem ganhar muito dinheiro na internet.

Guarde essas ideias, pois elas são de extrema importância para você entender de uma vez por todas o quanto é essencial ter backlinks apontando para o seu site.

Procure sempre elaborar uma estratégia de backlinks, tanto de quantidade e também de qualidade, e assim com toda certeza alcançará as primeiras posições nos resultados das pesquisas.

Como Backlinks Podem Influenciar No Seo De Seus Web Sites?

Conquistar as primeiras posições da primeiras páginas dos motores de buscas, principalmente do Google é claro. É o maior desejo de todo webmaster ou de empreendedores digitais que buscam por sucesso na internet.

Mas por outro lado conseguir chegar lá vai depender da autoridade que os backlinks tem no fator do ranking dos motores de busca.

Estar muito bem posicionado no Google significa que o seu conteúdo tem tanta qualidade e valor que outros usuários o referenciam nos artigos deles.

Ou então compartilham nas redes sociais como Facebook, Twitter, Pinterest entre outras, principalmente fazendo o apontamento de backlinks diretamente para o seu domínio.




E quando as pessoas forem realizar pesquisas por assuntos de seu interesse no buscador do Google, então elas irão encontrar o seu site.

Justamente por ele já ter uma excelente relevância consolidada, então é ele que o motor de busca vai mostrar para as pessoas.

Se o seu conteúdo é muito acessado e também bastante compartilhado nas redes sociais, significa que ele tem altíssima qualidade para os usuários. Por esse motivo os backlinks tem tanta influência no Seo de seu conteúdo.

Tanto a quantidade quanto a qualidade de um domínio é um indício para mostrar aos mecanismos de busca que ele é muito bem conceituado e tem sim relevância para os visitantes.

Por isso quanto maior o número e apontamentos que o seu site recebe de outros domínios, mais ele vai aparecer nas primeiras páginas.

Qual Perfil De Links Devo Focar Em Minha Estratégia?

A resposta para está pergunta é muito simples, foque em backlinks internos e externos, que por sua vez você até já os conhece. Atenção, os backlinks também são classificados conforme suas características.

Por isso é necessário ficar muito atendo a cada uma delas, e também a cada tipo de backlink para conseguir um melhor entendimento no que você deve focar. E assim fazer a sua aquisição de backlinks com sucesso.

A final de contas, como é que quer que seu site ou blog apareça na primeira página do Google, então é essencial que os backlinks que você conseguir tenham alto valor e passem relevância e autoridade de outras páginas melhores classificadas e posicionadas.

Link Juice:

Esses são os tipos mais comuns e básicos de backlinks. Eles tem a finalidade de trazer visitantes de outros sites para o seu. Desse forma aumentará o tráfego de sua página, que é ótimo.

E acreditamos que você já sabe disso, quanto mais tráfego um página tem, então melhor ela é posicionada nos mecanismos de busca.

Pois os motores de buscas entendem que se uma página tem conteúdo de qualidade muito atrativo onde as pessoas não conseguem deixar de visitá-la.

Isto é chamado de autoridade de domínio (DA). Então quando um site alcança as primeiras posições do Google, ele se firma como uma autoridade e referência em sua área. Além de servir de modelo para outras páginas que são concorrentes.



Links Nofollow:

Backlinks tipo Nofollow são aqueles cujo existe um certo limite na questão da transmissão da autoridade de um domínio para outro.

Isso significa que, mesmo que uma página esteja linkada a outra, se o link possuir a tag “nofollow” em seu script, então a ligação é considerada incompleta.

Usar a tag nofollow é muito usada por grandes sites que já possuem métricas excelentes e já são autoridades em sua área simplesmente para impedir que sites que estão ainda no começo consigam melhorar o seu posicionamento utilizando ele para subir.

Está é uma forma de impedir links desnecessários vindos de toda a internet.

Isso acontece com muita frequência em campos de comentários de blogs, então para evitar que usuários deixem suas mensagem linkadas como spam, e sem contexto algum. Apenas com o intuito de serem referenciados gratuitamente.

Link DoFollow:

Os backlinks tipo DoFollow é o queridinho de todos, e é exatamente este tipo de link que você deve utilizar em suas estratégias de adquirir backlinks.

Mas você deve estar ser perguntando por que backlinks dofollow. Simplesmente porque eles completam a ligação entre os domínios linkados, ao contrário dos links nofollow.

Isso então significa que quando um link é criado em um determinado site e possui a tag “Follow” em seu script de sua página, ele irá transmitir relevância e autoridade dele para a página que está sendo linkada ou apontada.

Esse tipo de backlink é extremamente importante, e com certeza é um grande diferencial para os sites que possuem baixa relevância para os mecanismos de busca.

Por isso em sua estratégia de aquisição de backlinks, quanto mais links dofollow conseguir melhor será para o seu posicionamento. Pois links de alta qualidade só confirmam sua relevância para o Google.



Links Root Domain:

Os backlinks do tipo Root Domain referem-se a quantidade de links que um determinado site recebe somente de um mesmo domínio.

Ele basicamente está indicando para o motor de busca que não se importa se a sua página recebe 100 ou 200 links vindos de um único domínio.

Nesse caso a autoridade e a relevância transferida a ela é considerada como se fosse um backlink dofollow, mas será apenas considerado um único link.

Por isso não adianta de nada sair por aí linkando feito louco para um único site que possui métricas altas com o intuito de conseguir autoridade. Pois no final das contas será contado apenas um único backlink.

Tenha em mente desde já que você vai precisar de muitos links de sites de autoridade que já tenham excelentes posicionamentos para conseguir ser levado para as primeiras páginas.

Tipos de Link - Nofollow - Dofollow

Aprenda Fazer Link Building E Consiga Backlinks:

Agora que você já está mais familiarizado sobre o que são backlinks, como eles funcionam exatamente, e como eles influenciam no Seo do seu site.

E agora que você também já conheceu quais são os tipos de backlinks que existem, o que cada um significa e como eles se relacionam com as milhares de páginas existentes por toda rede de internet.

Então está mais que na hora de dar mais um passo super importante para alcançar o sucesso do seu negócio na internet.

Antes de você começar, é importante realizar um bom planejamento sobre como irá dirigir a sua estratégia para fazer o apontamento de backlinks para o seu site.

Melhor dizendo, como você vai planejar a sua estratégia de link building.

Mas fique despreocupado, talvez o termo link building tenha o deixado um pouco confuso, mas estamos aqui para ajuda-lo no que for preciso e te mostrar o caminho correto para conseguir backlinks de qualidade para o seu web site.



O Que é Link Building?

O Link Building se trata de um conjunto de técnicas e estratégias cujo a finalidade é conseguir links que apontam para um determinado site.

O seu objetivo é melhorar sempre mais a autoridade desse mesmo site ou blog nos mecanismos de busca fazendo com que ele suba nos resultados das pesquisas orgânicas.

Então um link que você recebe de um determinado site apontando para o seu funciona digamos que como um voto de confiança para o mesmo.

Por isso receber vários links de confiança de diversos sites autoridade é o que deve ser o seu principal foco daqui pra frente em sua caminhada para conseguir backlinks pro seu site.

Saiba desde já que um site sem links internos ou links externos apontando para ele jamais conseguirá se posicionar nos resultados das pesquisas.

E com isso, este site jamais vai ter autoridade alguma perante outros sites. Ele não conseguirá ser popular, não vai gerar tráfego (visitas) e nunca será relevante na web.

Mas então fica a pergunta que não quer calar.

  • Como vou conseguir receber backlinks de outros sites?
  • O que vou precisar fazer ou criar para que outros sites apontem links para o meu?

Essas e outras dicas valiosíssimas você vai descobrir e aprender agora mesmo, o que você precisa é apenas colocar em prática.

Link Building

Crie Conteúdos Incríveis E De Qualidade:

O passo inicial e talvez o mais importante de todos é criar conteúdo de alta qualidade, dessa forma sua chance de se tornar uma referência na internet aumentará e muito.

Praticamente todas as pessoas tem alguma especialidade em alguma coisa ou então dominam algum tipo de assunto. Então o que acha de usar esse conhecimento e começar a publicar conteúdo em seu blog?

Dessa forma os seus visitantes passaram a considerar você como referência naquele assunto. E com o tempo a sua página com toda certeza irá começar a chamar a atenção de muito mais pessoas.

Sem falar que ela também começará a ser recomendada para outras pessoas que os seus visitantes e leitores já conhecem. Isso vai se transformar numa verdadeira bola de neve!




O seu site ou blog vai começar a receber muito mais tráfego de forma orgânica, o que resultará no aumento da quantidade de visitas. E com toda certeza começará a ser linkado de forma natural por outros sites.

Vai me dizer que não é isto o que deseja para a sua estratégia de Link Building? Receber backlinks de outros sites!

Mais atenção, pois o seu conteúdo precisá ser épico e super completo. Crie tópicos incríveis, explique sua ideia em detalhes e envolva o seu leitor despejando sobre ele todo o seu conhecimento de valor.

Uma dica muito válida também é fazer pesquisas em outros blogs já conceituados para saber que tipo de temas e assuntos eles trabalham e de que forma.

Procure por algumas aberturas nos tópicos que podem estar faltando nos conteúdos deles e utilize nos seus conteúdos. Capriche muito, sempre com empenho e muita dedicação sempre buscando a melhoria continua. E nunca copie conteúdo de outros sites.

No máximo extraia algumas ideias, mas jamais replique de forma integral uma frase, ou então um parágrafo inteiro sobre um determinado assunto.

Então se você não deseja ser visto pelos outros como um preguiçoso, ou então ser penalizado pelo Google por plágio, jamais faça isto ok.

Procure Escrever Guest Posts Para Outros Sites Ou Blogs:

Os Guest Posts também são conhecidos como posts de convidados em outros blogs, eles com toda certeza devem sim fazer parte de suas estratégia para conseguir backlinks naturalmente pro seu site.

Postar um conteúdo seu mostrando a sua experiência em sua área em outro blog irá garantir muitos benefícios para o seu site e para você também.

Além de estar assumindo uma postura de autoridade sobre determinado assunto, também vai atingir um público-alvo que está fora do seu radar de visitantes.

Os Guest Post são muito mais frequentes do que você imagina na internet, geralmente acontece quando duas empresas consolidam uma parceria entre elas. Onde as mesmas tem interesses e objetivos em comum.

Então elas fazem a troca de conteúdo de qualidade é claro entre os seus blogs, com a intenção de informar os seus leitores sobre suas especialidades.

Da mesma forma que você deseja aparecer em outros sites para receber backlinks e apontar para o seu, outras pessoas também querem elaborar conteúdo e postar em sua página.

Se realmente deseja conquistar um bom posicionamento no Google, tenha em mente que necessitará abrir espaço para outras pessoas escreverem em seu blog.

Na verdade é como se fosse uma troca de favor, que no fim das contas todos ganham com isso. Conseguir backlinks de Guest Post ficará mais fácil quando o site ou o blog já tiver uma boa reputação na internet.

Conseguir backlinks com guest posts

Faça A Divulgação De Publieditoriais Em Outros Blogs:

Os publieditoriais também é uma outra forma de conteúdo cujo você poderá elaborar com o intuito de contribuir com outros blogs com a finalidade de conseguir backlinks.

Mas eles por sua vez possuem certas particularidades que você necessita conhecer antes mesmo de iniciar a produção de conteúdo e fazer contato com outros blogs.

Então a primeira coisa que você necessita saber sobre um publieditorial é que eles são mais comerciais, pois apresentam produtos e reforçam muitas características que são atrativas.




O que é muito diferente de um guest post, que tem em sua essência um formato de conteúdo mais educativo e informativo para o leitor.

Outra coisa que você precisa saber sobre editoriais, é que na grande maioria das vezes são conteúdos pagos (patrocinados). Então se quiser usar está estratégia para conseguir backlinks pro seu site prepare um orçamento desde já.

Consiga Backlinks Fazendo Comentários Em Blogs e Fóruns:

Fazer comentários em blogs ou em fóruns é uma das estratégias mais comuns e simples de serem aplicadas para conseguir backlinks.

Basta encontrar um blog ou um fórum do mesmo nicho que o seu que tenha um campo de comentário e comentar deixando o link do seu site ou blog. Mais atenção pois muitas vezes seus comentários precisam passar pela aprovação do proprietário do blog.

Isso ocorre pelo simples fato deles quererem evitar spam nas páginas deles, pois muitas pessoas utilizam ferramentas de automação para isto. Que é uma coisa que você jamais deverá usar.

Deixe sempre um bom comentário, de preferência leia o artigo antes de realizar o comentário e só depois comente. Assim aumentará as suas chances de ter seu comentário aprovado e conseguir o backlink.

A ideia é você jamais se passar por um mero usuário que apenas quer o link e não contribuir em nada, por isso capriche em seus comentários.

Na grande maioria das vezes os backlinks de comentários são atribuídos como nofollow. E como já mencionamos acima esse tipo de link não tem muita relevância. Mas ajudará na diversificação de seu perfil de backlinks.

Mesmo os links de cometários sendo nofollow e não trazendo a autoridade desejada para o seu site, o importante é que você já estará mencionando o seu web site na internet.

E isto é muito importante, pois também vai começar a trazer mais visitantes e um pouco de autoridade para o site. Faça, mas com moderação ok.

Participe Das Redes Sociais:

Se você realmente deseja relevância e autoridade na internet, então você precisa estar presente nas redes sociais. Crie um perfil ou uma página para o seu blog ou para a sua marca. Não custa nada, é de graça e você precisa fazer isso.

Mas de nada adiantará somente criar o perfil nas mídias sociais, é preciso estar ativo assiduamente nelas criando relacionamento com seus seguidores, clientes e visitantes.

Procure sempre interagir com eles, responda as perguntas deles, tire as dúvidas que eles tem. Estás são algumas formas de conseguir engajamento com as pessoas que usam as redes sociais. Que como você sabe, não são poucas.

As redes sociais permitiram que você publique os links do seu blog, site ou de sua loja virtual de vendas. Faça isto sempre que tiver um artigo novo, ou então um novo produto no site.

Os links postados nas redes sociais praticamente são todos nofollow, mas não tem nenhum problema nisso. E você deve utilizar está estratégia de link building para conseguir espalhar de forma mais rápida os seus links que por sua vez também trará muito mais visitas.

Está é uma forma de conseguir backlinks (sinais sociais) estratégia muito importante e jamais deve ficar de fora em hipótese alguma de sua estratégia de link building.

Uma dica muito importante para você é, caso o seu site ou blog for feito pelo WordPress, então instale um plugin de compartilhamento de redes sociais, e que ele fique bem visível para os seus visitantes.

Assim facilitará o trabalho deles quando eles quiserem compartilhar o seu conteúdo.

E não fique somente nas redes sociais, hoje em dia existem diversas redes sociais novas. Fica a dica.

Então se você realmente deseja aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca não deixe de aplicar essa técnica.

Link building nas redes sociais

Use Ferramentas:

Então agora que você já sabe quais são as melhores formas de conseguir backlinks. O que acha de conhecer uma ferramenta altamente poderosa para te auxiliar nesta tarefa?

Existem muitas delas por aí para você usar em sua estratégia de construção de backlinks de qualidade para seu site ou blog. Mas nesse artigo mencionaremos a melhor de todas elas.

Com essa ferramenta é possível obter dados muito mais completos que com toda certeza farão toda a diferença para o seu negócio online.

Ferramenta aHrefs:

O  a aHrefs com toda certeza é a ferramenta mais poderosa e também a mais completa de todas no qual você poderá utilizar em sua estratégia de link building para conseguir backlinks.

Está ferramenta te mostrará nos mínimos detalhes o perfil completo de links de um site, o que vai te abrir um grande leque de oportunidades para você.

Usando está poderosa ferramenta você poderá descobrir dados incríveis, como por exemplo:

  • Quantidade de domínios únicos que estão referenciando um site;
  • A quantidade de backlinks que um site ganhou ou perdeu em um período de tempo;
  • Estimativa da quantidade de tráfego orgânico este site recebe por mês;
  • Quantidade de backlinks total apontados para o site;
  • UR: Perfil de backlinks para uma determinada url;
  • DR:Força do domínio;
  • E muito mais.

As métricas mostradas pela ferramenta aHrefs são medidas e mostradas em uma escala numérica que pode variar de 0 até 100. Então quanto mais próximo estiver do valor máximo, melhor será o posicionamento do site nos motores de busca.

Essa é a melhor forma de pesquisar os seus concorrentes e também saber quais são os domínios que realmente são fortes na internet.

Pois são desses domínios que você deverá correr atrás, tentar contato com eles para focar sempre na sua estratégia de backlinks de qualidade.



Quanto mais links nesses domínios autoridades você conseguir para o seu site melhor será. Pois eles simplesmente levantaram o seu site para as primeiras posições dos mecanismos de pesquisa.

Mas para usar essa poderosa ferramenta você terá que desembolsar alguns dólares mensais. Você pode realizar um teste por 7 dias por $7 dólares. E o seu plano mensal é de $ 99 dólares. Mas vale cada centavo pago.

Ferramenta Ahrefs para encontrar links

Nossa Conclusão:

Agora que você já sabe o que são backlinks e o que fazer para consegui-los em suas estratégias de link building para seu site, blog, loja virtual ou até mesmo para o site de seus clientes.

Então conseguir backlinks de qualidade e se tornar uma referência na internet é mais que uma obrigação para você. Estar no topo dos resultados das pesquisas requer estudo e muita dedicação.

Hoje em dia está cada vez mais difícil conseguir backlinks autoridades e de relevância, além de ser um processo a longo prazo. Os resultados não vão aparecer do dia pra noite, mas vão aparecer.

Mas com empenho e muito esforço vai valer a pena. Não espere o tempo passar, vá em busca de sua autoridade na internet.

Comece hoje mesmo planejando a sua estratégia de link building em busca dos melhores backlinks e vá rumo ao topo.

Então é isso, chagamos ao fim de mais um artigo, esperamos que tenha gostado e que ele tenha te ajudado de alguma forma. Nós vamos ficando por aqui, e desejamos muito sucesso para você em sua jornada 🙂

 

Leia também outros artigos do nosso Blog que possam te interessar:

Deixe uma resposta