Corretor Ortográfico Online: As Melhores Ferramentas Para Corrigir Textos

É muito bem provável que você não quer de forma alguma publicar textos em seus blogs ou sites, ou trabalhos da faculdade com erros ortográficos. Por isso utilizar um corretor ortográfico online é fundamental.

Fica muito chato e feio para o leitor se deparar com erros gramaticais não é mesmo? Mas tudo isso deve e pode sim ser contornado e corrigido de forma muito simples.

Nossa recomendação é que você use um corretor ortográfico online, está é a ferramenta ideal para efetuar correções gramaticais em seus textos de forma rápida e simples.

Hoje em dia existem muitos corretores ortográficos de textos online. E nesse artigo aqui iremos revelar para você os melhores corretores que você pode estar utilizando para evitar erros em seus textos.

Assim você sempre vai ter conteúdos e textos perfeitos, e o melhor de tudo sem erros.

Corretores Ortográficos Online

Corretor Ortográfico Online: Benefícios ao Utilizar:

Quando você começa a preparar um texto cujo o mesmo será publicado online em seu blog ou site, você tem a obrigação de deixar ele mais que perfeito para seus leitores.

Tudo isso pois um simples errinho gramatical ou de digitação poderá desprestigiar a sua credibilidade como escritor e autor. E lógico, que seus leitores poderão considerar você como um péssimo profissional.

E o pior de tudo isso é que com certeza eles irão abandonar a sua página e bem provavelmente nem voltem a visitá-la mais, que é o que você não quer não é mesmo.



Escrever e depois verificar seus textos com seus próprios olhos pode não ser uma boa prática, pois você poderá se acostumar com suas próprias palavras que por sua vez podem passar despercebidas.

Então é por esse motivo que você necessita de um corretor ortográfico online. Que vai te auxiliar em seu trabalho com muito mais rapidez e eficiência.

Conheça alguns pontos muito importantes que um bom corretor de textos online devem corrigir para você:

Erros de Pontuação:

É muito importante saber pontuar com exatidão os seus textos, podendo esse ser um desafio pra você. Infelizmente pode acontecer, e um ponto colocado no local errado poderá até mudar o sentido de sua frase.

Então se você não tem a exata certeza, utilize um corretor ortográfico online. Ele por sua vez irá escolher o melhor local do texto onde deve ser acrescido um ponto ou vírgula.

Usar Corretores Gramaticais Online Para Corrigir Erros de Digitação:

Vamos a um exemplo bem simples de entender, vamos supor que você quis escrever a palavra “comunhão”, porém acabou escrevendo “comuhao”.

Nesse caso um corretor ortográfico online gramatical irá detectar esse erro e corrigi-lo para você de forma simples. Não tem erro, pois você estará contando com a ajuda da inteligência artificial do software para isto.

Uso da Voz Passiva:

Saber exatamente como utilizar a voz ativa nas suas sentenças de palavras é em geral uma forma muito melhor de estar expondo e até mesmo explicando suas ideias.

Porém, fique atento, pois isso não significa que você não deve utilizar a sua voz passiva. Pois elas por sua vez tem locais mais apropriados para serem usadas, como artigos acadêmicos por exemplo.

Então ao usar um corretor gramatical online, você irá descobrir a quantidade de voz passiva que foi usada em seu texto, e como poderá ajustar isso sem estar prejudicando a qualidade do mesmo.



Usar um Corretor Ortográfico Online Para Descobrir Palavras Muito Usadas:

Um excelente corretor gramatical online de textos vai te mostrar exatamente se existe um número muito grande de certas palavras repetidas muitas vezes.

Por isso usar palavras alternativas, com semântica semelhante, sinônimos, irão ajudar a deixar seu conteúdo mais rico. E assim ele ficará muito mais atrativo e gostoso de ser lido.

Grammarly:

Fizemos questão de mencionar o Grammarly em primeiro lugar como sendo o melhor corretor ortográfico online do mercado por diversos fatores.

Além de ser a ferramenta de correção gramatical online mais utilizada em todo o planeta, contando nada mais nada menos que com cerca de 110 milhões de usuários diariamente ativos. Informações do site mashable.com.

Isso foi conquistado por eles devido a sua ampla compatibilidade com navegadores de internet, como por exemplo o Microsoft Office.

Também existe o Grammarly Keyboard, onde por sua vez os usuários podem instalar facilmente em seus smartphones e utilizar praticamente quase todas as funções da ferramenta.

Além disso o corretor gramatical online Grammarly é uma ferramenta muito simples de ser utilizada e o melhor de tudo é que ela é gratuita para instalar.

Assim que você tiver a extensão instalada, irá aparecer para você um botão indicador no cantinho inferior do lado direito de cada texto que você estiver.

Está ferramenta também te mostrará a quantidade total de erros gramaticais e ortográficos que você cometeu.

Então a cada parte incorreta do texto ou palavra será marcada com uma linha vermelha sublinhada quando passar o cursor do mouse. Assim poderá arrumar o erro instantaneamente.

E outra função especial do Grammarly é que ele reconhece diversos termos técnicos, devido a isto muitas vezes eles não são classificados como erros. Isso inclui abreviações e acrônimos (cifras, siglas).

Mas é claro que se você desejar ir mais adiante, o corretor ortográfico online oferece um editor de texto independente que poderá ser de grande ajuda.

Com ele você vai poder visualizar sugestões sobre a formatação do texto, a concisão e também a dicção de sua escrita.

Porém essa função está disponível apenas na versão Premium do Grammarly, e se quiser usá-la terá que desembolsar alguns dólares.

Então cabe a você escolher e decidir entre a versão Free, Premium e Business.

Corretor gramatical online Grammarly

NounPlus:

Para você começar a utilizar esse corretor gramatical online, basta você digitar ou então copiar e colar o texto dentro da caixa de edição da ferramenta NounPlus.

Após fazer isto basta dar um clique em Check que irá iniciar a verificação e fazer uma varredura de todas as falhas de seu texto.

Mesmo não sendo em tempo real, ela irá verificar particularidades da sua escrita, como por exemplo: sujeitos, adjetivos, predicados e muitos outros termos de gramática do idioma serão detectados e marcados com uma cor.

Esse corretor ortográfico online também vai te fornecer muitos exemplos de pronúncia, para que você tenha uma ideia de como pronunciar certa palavra da maneira correta.




Uma funcionalidade bem interessante do corretor gramatical NounPlus é que ele está disponível para download no Play Store e no Apple Store.

E também oferece suporte a idiomas nem tanto convencionais assim como o coreano e o chinês. Muito interessante mesmo esse corretor.

Se for o seu caso, que busca por um corretor de texto online minimalista e fácil de ser usado, então o NounPlus é pra você.

Corretor de textos online NounPlus

Hemingway:

O nome desse famoso App Hemingway vem do grande escritor americano Ernest Hemingway. Que ficou bastante conhecido devido a sua forma de escrever, curta e eficiente.

E é isto que este corretor ortográfico online ira passar para o seu usuário.

Além das funções que praticamente todos os corretores gramaticais online oferecem, o Hemingway também por sua vez irá fazer com que a sua escrita não se torne longa demais, e nem que tenha sentenças difíceis de entender.

A primeira recomendação desse corretor será para você usar menos advérbios e menos frases na voz passiva. Isto o tanto quanto você puder é claro.

Depois disso o corretor gramatical online Hemingway irá lhe dizer se você escreveu de forma difícil sem ter necessidade, e então irá sugerir a divisão de sentenças mais longa em duas ou mais frases curtas.




O seu principal objetivo desta ferramenta de correção ortográfica é ajudar você a formar suas ideias de uma forma mais fácil e que seja compreendida de forma perfeita.

Ela é muito útil pra usuários que por sua vez não são nativos da língua inglesa.

O corretor ortográfico online Hemingway é gratuito para navegadores, mas também oferece diversas opções de personalização de textos, assim como tamanho de texto, títulos, fontes, etc.

Já a sua versão para desktops custa alguns dólares.

Corrigir texto online - Hemingway

After the Deadline:

O corretor ortográfico online After the Deadline é um corretor de código aberto e é compatível com diversas plataformas, incluindo o WordPress que é muito usado por blogueiros de todo o mundo.

O After the Deadline oferece três tipos diferentes de correções, que são elas:

  • Verificação ortográfica contextual;
  • Conferência avançada de estilo;
  • Verificação inteligente de gramática.

Ele oferece aos seus usuários uma solução bem completa para cada tipo de problema individual e mais comum de escrita, assim como qualquer outro revisor de texto online.

A única diferença dele para os outros é que este corretor ortográfico é totalmente gratuito e muito fácil de ser usado.

Logo após você ter terminado de escrever o seu texto, é claro que você vai querer saber o que necessita ser corrigido.

Então basta clicar no ícone Atd que está localizado no canto abaixo direito do App e dar continuidade ao processo.

Ele vai te mostrar uma linha vermelha sublinhada na parte do texto que apresenta algum tipo de problema ou que precisa ser corrigido.

O interessante também é que ele oferece uma opção de poder ignorar todo e qualquer tipo de sugestão de correção. Isto é bem útil quando se tem a absoluta certeza do que você escreveu está correto.

Além de poder ser usado com o WordPress, o After the Deadline pode ser usado também com o Google Chrome, Mozilla Firefox e o OpenOffice Apache.

corretor ortografico e gramatical - After the Deadline

LanguageTool:

Um dos grande benefícios oferecidos pelo corretor gramatical online LanguageTool é que ele faz a verificação e a correção de erros gramaticais em mais de 20 idiomas diferentes.

Essa fantástica ferramenta pode corrigir o Inglês de diferentes localidades como o dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e África do sul.

Você pode optar por utilizar a versão web ou para navegador do App de forma gratuita. Basta escrever o seu texto e clicar em Check Text para verificar as correções a serem feitas.




O LanguageTool ira marcar toda palavra e o problema, e o por que você está escrevendo aquele tipo de termo ou sentença da forma errada.

Assim você acabará aprendendo ao mesmo tempo em que edita o seu texto. E as sugestões irão permitir que você veja diversos exemplos de palavras em outras sentenças usando o mesmo contexto.

Além da versão free, o corretor ortográfico online LanguageTool dispoe da versão Premium. Que oferece um plugin do Microsoft Office e mais outros 900 métodos além dos 1700 disponíveis para deixar sua escrita excelente.

Ele custa alguns dólares que podem ser pagos mensalmente ou anualmente, assim você desfrutará de todo o poder da ferramenta.

LanguageTool

Nossa Conclusão Sobre Corretores Ortográficos Gramaticais Online:

Erros de digitação e de gramática são mais comuns do que você imagina e acontecem a todo momento enquanto estamos escrevendo nossos textos.

E como eles podem sim até parecer um desmazelo de nossa parte, além de ser totalmente antiprofissional, então é mais que recomendado usar um corretor ortográfico online e corrigi-los.

Procure usar aquele que se encaixa em suas necessidades, por isso vamos recapitular agora alguns corretores gramaticais online mencionados nesse artigo, são eles:

  1. Grammarly: é simplesmente o corretor ortográfico online mais popular de todo o mundo;
  2. NounPlus: corretor 100% grátis, minimalista e suporta vários idiomas;
  3. Hemingway: ideal para uma escrita breve e resumida;
  4. After the Deadline: corretor ortográfico online de código aberto, grátis e funciona muito bem com o WordPress;
  5. LanguageTool: excelente pois oferece grande variedade de idiomas.

Agora é com você, comece testando os corretores ortográficos online apresentados e veja com seus próprios olhos grandes melhorias na qualidade de seus textos.

De um basta aos erros de digitação, gramaticais, ortográficos e de pontuação.

Vamos ficando por aqui com o fim de mais esse artigo, esperamos que tenha gostado. Até mais 🙂

 

Aproveite também para ler outros artigos do nosso Blog:

Deixe uma resposta