Caso você for dono de um negócio online como um blog por exemplo, então com certeza irá precisar elaborar uma ótima estratégia de marketing nas redes sociais.

Isso para aumentar o reconhecimento de sua marca, que é de extrema importância, e aumentar a sua quantidade de tráfego.

Viu só como as mídias sociais sociais são importantes, ferramentas mais que essenciais para qualquer profissional da área de marketing digital.

Mas será mesmo que você sabe usar essas ferramentas da forma certa? Então por isso preparamos esse artigo especialmente dedicado a você onde aprenderá tudo sobre marketing nas mídias sociais.

como fazer marketing nas redes socais

O Que É Marketing Em Redes Sociais?

O marketing nas redes sociais nada mais é que a utilização de vários tipos de sites especializados em mídia social que te ajudarão a divulgar o conhecimento sobre a sua marca.

É um processo sempre contínuo que envolve muitas coisas, como por exemplo:

  • Técnicas de copywriting de alta qualidade (escrita);
  • Recursos visuais (tanto de imagens como de vídeos) isso ajudará a alcançar uma audiência muito mais ampla.





E para completar todo esse pacote, existem diversos fatores que tornam o marketing nas redes sociais uma obrigação para todos que possuem projetos e negócios na internet, que são eles:

  • As Redes sociais atuam como uma plataforma para interagir de forma livre com os consumidores em potencial, assim conseguem construir relacionamento e ao mesmo tempo confiança;
  • Com o auxílio das mídias sociais, você poderá de maneira rápida atingir uma audiência muito mais extensa;
  • Além de ser muito mais barato do que publicidades em mídias como outdoors, panfletos, rádio ou tv;
  • Praticamente todas as redes sociais te mostraram relatórios em tempo real, que mostram dados completos de como as suas campanhas estão se desempenhando. Essa é a melhor maneira de analisar a eficácia do seu marketing e como ele está indo.

o que é marketing em midias sociais

Empresas Especializadas Em Fazer Marketing Nas Mídias Sociais:

Mesmo nos dias de hoje, a grande parte dos empreendedores estão cientes da importância de estar presentes nas redes sociais para o melhorar o marketing de seus negócios.

Mesmo assim muitos empreendedores ainda não sabem como usar as ferramentas de marketing disponibilizadas pelas plataformas sociais.

Então é aí que entra as empresas de marketing nas redes sociais. Elas disponibilizam para seus clientes pacotes de publicidade nas mídias sociais com a criação de conteúdo já inclusa, planejamento para a construção da audiência, agendamento de posts e mais.

Resumindo, o trabalho dessas empresas é manter a visibilidade da marca e a comunicação certa entre a sua empresa ou negócio e a audiência através das plataformas sociais. E não podemos nos esquecer das novas redes sociais que já chegaram e ainda estão inexploradas.

Mas agora você deve estar se perguntando, mas então como encontrar boas empresas especializadas em estratégias de marketing nas redes sociais?

Então como a intenção aqui é sempre te ajudar, preparamos uma pequena lista com algumas delas:

Disruptive Advertising:

A Disruptive Advertising é uma agência de publicidade e propaganda que se especializou em gerenciamento de campanhas PPC (custo por clique). Ela com certeza vai otimizar a utilização do Google Ads e do Facebook Ads.

Ela é uma das agências de marketing online mais experientes atualmente do mercado. Para complementar as suas estratégias de marketing nas redes sociais eles oferecem testes de experiência de site e relatórios sobre dados.

como fazer marketing nas midias sociais

Thrive Agency:

A Thrive Agency vai além do marketing de redes sociais, eles também oferecem construção de lista de e-mails, SEO (Otimização de sites para motores de busca), gerenciamento completo de anúncios PPC (Custo por clique) e muito mais.

Essa empresa de marketing em mídias sociais sabe muito bem que toda marca tem suas próprias necessidades, e eles são excelentes nisso, pois entregam ótimas soluções.




A agência conta com um gerente de redes sociais mega dedicado, que está preparadíssimo para entregar relatórios semanais, mensais, com cálculos de monitoramento de ROI (Retorno de Investimento) e mais.

Thrive Agency

Social Media 55:

Nós sabemos como é difícil crescer a sua presença nas mídias sociais, por isso a Social Media 55 está mais que preparada para te ajudar no que for preciso com suas campanhas de marketing digital nas redes sociais.

Fale para eles claramente quais são os seus principais objetivos, pois assim a equipe deles irá traçar uma estratégia para você. Desde o nível de sua receita, o seu alvo, o engajamento social e tudo mais.

E fora as redes socais eles também oferecem serviços como campanhas de marketing no Instagram, que servem perfeitamente para engajar a marca, serviços de e-mail marketing, Seo, campanhas de custo por clique entre outros.

Social Media 55

Crie Um Planejamento:

Então se você deseja mesmo usar as redes sociais para alcançar os objetivos de seu negócio ou empresa, saiba desde já que não dá para fazer isso sem um planejamento.

Você precisará de uma excelente estratégia de marketing para mídias sociais, pois assim os recursos que você investe nesses sites acabem compensando. Confira o que deve levar em consideração:

  • Fazer uma boa definição de objetivos;
  • Descubra e aprenda sobre qual métrica você deseja rastrear;
  • Identifique e defina o seu público-alvo;
  • E por fim decida qual a mensagem quer transmitir a elas.

Fique tranquilo, pois traremos muito mais explicações para você à respeito de cada ponto mencionado acima para auxiliá-lo a planejar sua estratégia de marketing nas redes sociais.

como criar um planejamento de marketing nas redes sociais

Definindo Objetivos Adequadamente:

Em primeiro lugar, saber quais são os principais objetivos que você está tentando cumprir é essencial em qualquer campanha de marketing nas redes sociais.

Claro, existem muitos critérios para se considerar quando você está elaborando um planejamento de estratégias de marketing para as mídias sociais digitais.

Por isso é muito importante saber usar estratégias para definição de metas, como por exemplo a técnica S.M.A.R.T. . Que irá ajudá-lo a analisar muito melhor a situação por partes. Confira como fazer:

  • Seja singular: ser muito popular não é um bom objetivo principal. Na verdade a sua popularidade aumentará um pouquinho de cada vez.Então para ser bem sucedido, procure criar objetivos singulares como por exemplo “conseguir 2.000 seguidores até maio. Ou então fazer publicações de no mínimo três 3 vídeos todas as semanas.
  • Calculável: Então após já ter um objetivo específico, assim será muito mais fácil de fazer medições necessárias. Não é uma coisa que você medirá com sentimentos, mas sim com seus olhos. Como contagem de seguidores, dados, relatórios e mais.
  • Alcançável: Analise todos os fatores como principalmente a qualidade e também a quantidade de recursos humanos que possui. Pois é possível fazer centenas de postagens com conteúdos visuais de altíssima qualidade por mês com uma equipe de 4 pessoas. Por isso garanta meios para alcançar seu objetivo.
  • Relevante: Se deseja conseguir mais vendas ao ganhar mais seguidores, isso não funcionará. Ao invés disso, consiga depoimentos e feedbacks de clientes, pois isso sim tem mais impacto nas vendas. Tudo é uma questão do “por que”.
  • Prazos: Os prazos também tem o seu papel importante nos objetivos. Isso ajudará a rastrear o seu progresso e avaliar assim a sua eficácia.

Definir objetivos e metas certas é bastante importante, assim como fazer a medição das mesmas. E procure evitar usar indicadores errados para julgar seus resultados.



Quais Métricas Rastrear:

Praticamente todas as redes sociais, principalmente as mais populares como Facebook, Instagram, Twitter oferecem as suas próprias ferramentas já integradas que disponibilizam relatórios de dados analíticos.

No entanto, elas são somente ferramentas, pois quem vai decidir quais métricas são importantes em termos de objetivos alcançados cujo tinha emente é você.

Procure escolher uma meta baixa e utilize os indicadores para medir o seu progresso.

  • Espalhe a marca: Quanto mais pessoas conseguir alcançar, maior será a sua audiência e assim muito mais pessoas irão saber sobre seu produto ou serviço. Por isso monitore constantemente as métricas de suas redes sociais.
  • Engaje mais: Quando seus seguidores começarem a te fazer perguntas sobre seus produtos melhor, isso significa que eles estão começando a se interessar. Comece a contar a quantidade de comentários você está recebendo.
  • De seguidores para compradores: Saiba que seguidores muitas vezes não são compradores. Então nesse caso você necessita convencer a sua audiência que seu produto vale sim o dinheiro deles. Isso garante uma alta taxa de conversão.
  • Consumidores satisfeitos: Não tem nada melhor que ouvir as respostas diretamente dos consumidores compradores. Pois quanto mais opinião e depoimentos eles derem, melhor será para avaliar os seus produtos.

Identificando Seu Público-Alvo:

Identificar qual é o seu público-alvo é muito importante numa campanha de sucesso de marketing nas redes sociais.

Pois existem muitos fatores que você deve levar em consideração quando está fazendo pesquisas sobre a sua audiência, como por exemplo:

  • Nacionalidade;
  • Idade;
  • Gênero e muito mais.

Um outro ponto muito importante para conseguir identificar qual é o seu público correto, é conhecer muito bem o seu produto.

Quais são os problemas que os seus produtos resolvem? Por exemplo, se é um barbeador elétrico e o seu objetivo é fazer a barba dos homens rapidamente. Então nesse caso o seu foco será em homens, trabalhadores, com idade entre 25 a 55.

Um outro exemplo bastante simples: se você oferece uma roupa de verão, então é bem provável que não irá conseguir tantos consumidores de países mais gelados.

Então, o que é possível fazer para encontrar a audiência correta para campanhas de marketing em redes sociais?

  • Procure sempre investigar seus consumidores atuais:  Caso a maior parte deles for composta por mulheres, então até pode ser uma boa ideia alinhar a identidade de sua marca com elas.
  • Tente ao máximo descobrir a audiência em que seus concorrentes estão mirando: Descobrir onde seus concorrentes estão mirando irá te ajudar e muito em sua estratégia de marketing nas mídias sociais. Pois dessa forma você pode tanto ter o mesmo público-alvo que eles, ou também mirar em outro público relevante.
  • Pesquise: Se você está a procura por uma resposta mais rápida, clara e direta, procure incentivar seus seguidores quando eles visitarem o seu site, deixar que eles digam qual é o produto do catálogo que mais interessa para eles.

Depois de conseguir identificar corretamente o seu público-alvo, a próxima coisa a ser feita é procurar garantir que seu conteúdo se adequá com as características deles.

Isso vai ajudá-lo a relacionar os seus consumidores e fazer com que o seu enlace com eles só aumente.



Faça Uma Combinação De Seu Tom Com A Sua Audiência:

É obvio que diferentes grupos de pessoas se comportam de maneira diferentes, então é por esse motivo que você necessita fazer um acompanhamento bem próximo de como eles pensam, do que gostam e até como se comunicam.

Também é imprescindível manter o tipo de mensagem que você está tentando passar a eles. Pois existem dois tipos de tom diferentes no qual poderá usar. O formal e o informal.

Saber escolher a opção errada poderá resultar numa diferença em sua audiência. Por isso você precisa saber qual tom combina mais com o seu público.

Vamos a um exemplo simples, suponhamos que você venda vinhos clássicos. O seu público-alvo será então composto de adultos, jovens, ou de idosos com gostos refinados. A partir daí você sabe que o tom ideal é o formal.

Esse mesmo princípio também se aplica a muitos produtos. Caso a sua loja venda produtos para jovens, como games, então você vai usar um tom informal, até mesmo gírias do mundo tech para interagir com eles.

Após você compreender todo o conhecimento técnico, é hora de você juntar tudo em uma única estratégia para transformar sua campanha de marketing em mídias sociais num tremendo sucesso.

Dicas E Estratégias De Marketing Para Redes Sociais:

Fazer um planejamento de marketing em mídias sociais exige muita dedicação e trabalho. É por esse motivo que iremos revelar para você estratégias simples, práticas e dicas essenciais para te ajudar a conseguir melhores resultados. Vamos a elas:

Escreva Conteúdo De Alta Qualidade:

Fazer posts frequentes com conteúdos bons com toda certeza vai atrair muito mais seguidores, e também lhe render um melhor engajamento. Por esse motivo poste fotos, vídeos, infográficos e anúncios patrocinados atraentes.

Fidelidade A Marca:

Não existe benefício caso queira mudar o seu tom, a não ser que o negócio ou a empresa esteja passando por um processo de rebranding. Se não, fique sempre fiel a marca e a persona, e jamais confunda sua audiência.

Acompanhe Seus Concorrentes Sempre:

Se você for novo no empreendedorismo digital, irá perceber rapidamente que a competição pode ser feroz e violenta. Então o que você deve fazer sempre é acompanhar seus concorrentes. Isso poderá ajudar você a ficar a frente deles.

estrategias de marketing nas redes socais

Mídias Sociais Diferentes Rendem Resultados Diferentes:

Hoje em dia existem muitas plataformas de redes sociais para se usar, mas cada uma delas deve ser utilizada de forma diferente.

Saiba que cada rede social poderá exigir um tipo de abordagem diferente para você conseguir chegar no seu resultado que tanto deseja.

Por isso iremos falar sobre as plataformas:

  • Twitter: É um excelente local para manter sua audiência informada sobre como anda a sua marca. Com menos caracteres então tem de caprichar mais nos posts. Fora isso as coisas andam rapidamente aqui nessa rede. E os posts  são compartilhados pelo botão de retweet.
  • Facebook: A sua popularidade é gigantesca, não é atoa que está entre as maiores redes sociais do mundo, fazendo dela uma excelente plataforma de marketing. Sem falar nas ferramentas de insights e análises.
  • YouTube: Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, então imagina só um vídeo. Você poderá criar conteúdos incríveis como tutoriais, vídeo marketing, ou fazer a exposição de novos produtos.
  • Instagram: O Insta já chegou a milhares de usuários em todo o mundo, com certeza fazer marketing nessa rede social é uma ótima oportunidade para alcançar de forma rápida clientes em potencial. O Instagram é perfeito para rodar campanhas para dispositivos móveis.




Anúncios Patrocinados Em Mídias Sociais:

Caso você sinta que os seus esforços até o momento não estão rendendo, e os seus resultados que você tanto deseja estão demorando a chegar. Saiba que nós sabemos bem como é essa sensação.

Conquistar um alcance orgânico pode ser muito difícil, e é por esse motivo que você pode explorar as opções de mídias pagas com a intenção de ter uma forma mais rápida e fácil de alcançar seus objetivos em suas campanhas online.

Mas você deve estar se perguntando: mas então o que a publicidade paga em rede social vai render para mim? Só para começar, saiba que é possível expandir a sua marca em questão de segundos.

As redes sociais, por mais eficientes que elas sejam, podem também ser muito competitivas. Então quando investir dinheiro em campanhas, o seu conteúdo terá prioridade e será mostrado no feed dos usuários, mesmo para aqueles que não te seguem.

Ao criar campanhas de marketing na redes sociais é você quem decide quanto vai gastar por dia, todo o orçamento é controlado.

Propaganda paga nas redes sociais com toda certeza tem muitos benefícios, que podem sim dar o up necessário para atingir seus objetivos.

É você quem decide se deseja tomar esse caminho ou não. Mas uma coisa é certa, jamais subestime a importância em criar um site para ganhar tráfego orgânico dos mecanismos de busca.

Conclusão:

Já que agora você aprendeu quais são os passos necessários para criar uma excelente campanha de marketing nas redes sociais, tudo o que você precisa fazer é planejar e executar.

E só pra gente encerrar vamos fazer um resumo rápido dos passos que você precisa dar para iniciar uma campanha online nas mídias sociais. São eles:

  • Definir Objetivos;
  • Entender métricas para medir resultados;
  • Definir o público-alvo;
  • Ajustar o tom;
  • Criar conteúdo de qualidade;
  • Elaborar campanhas pagas nas redes sociais.

Saiba que um projeto de marketing para redes sociais necessita de tempo para ser planejado e executado, os resultados podem se medidos e analisados na mesma hora.

E é isso pessoal, encerramos esse artigo por aqui, esperamos que tenha gostado de mais esse conteúdo e que ele tenha sido útil pra você de alguma forma. Vamos ficando por aqui, e sucesso sempre 🙂

 

Leia também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.