Se você se decidiu agora em fazer parte do universo virtual e vai criar um site, então saiba desde já que o seu trabalho está apenas começando, pois terá de fazer a otimização de sites também.

Logo após realizar todas as pesquisas e fazer todas as análises necessárias para o seu nicho de atuação, é que você vai realizar essa etapa. Pois dessa forma o seu web site proporcionará uma ótima experiência para o usuário.

Sem falar que é essencial  fazer uma excelente otimização de sites e usar estratégias de seo para que o site então fique bem posicionado nos resultados das pesquisas orgânicas dos motores de busca gerando muito mais visitas.

Então vamos ser diretos e vamos direto as dicas!

seo otimização de sites

Otimize Seu Site Com Seo:

Seo significa buscas orgânicas otimizadas, e é usando técnicas e estrategias de Seo que você vai conseguir fazer a otimização do seu site.

E é isso que irá posicioná-lo nos resultados de pesquisas dos mecanismos de busca.

Quando alguém precisa localizar um certo site ou então saber alguma informação ela realiza uma busca usando os mecanismos de pesquisa, principalmente o Google. Com o intuito de encontrar o que está buscando.




Nesse caso se o seu web site tem uma boa otimização em seo, é bem provável que ele aparecerá logo nos primeiros resultados da primeira página. Todo o seu desempenho e esforço tem de ser para posicionar na primeira página sempre ok.

Pois afinal de contas, quem é que faz um pesquisa e vai até a 7ª página para ver o resultado? Ninguém não é mesmo! Por isso usar técnicas de otimização em sites é essencial.

como fazer otimização de sites com seo

Encontrando Palavras-chave:

Esse é praticamente o primeiro passo a ser dado quando o assunto é otimização de sites. Vamos supor que você deseja criar um site sobre viagens.

Então o que você precisa fazer é acessar um planejador de palavras-chave e pesquisar para descobrir o que as pessoas desejam saber sobre esse assunto.

Existem muito planejadores de palavras-chaves disponíveis, alguns gratuitos outros pagos, mas os melhores são esses:

Ambas as ferramentas são muito simples de serem usadas, basta inserir a palavra-chave no campo de buscas e já será mostrado um relatório completo para você com todos os dados como:

  • Volume de buscas mensal de cada palavra;
  • Palavras-chave relacionadas;
  • Concorrência;
  • E mais.

Então faça uma seleção com ótimas palavras relacionadas ao assunto e insira elas em seu conteúdo, cuidado para não exagerar na quantidade. O seu texto tem de ficar legível e agradável tanto para os leitores quanto para os motores de busca.

E se possível for use palavras-chave de cauda-longa em seus textos, isso só vai ajudar a trazer visitas mais rapidamente.

Insira sua palavra-chave também na url e na meta tag descricpition em todos os artigos e conteúdo que criar, isso só vai ajudar na otimização do site.

como usar palavras chaves para otimizar sites

Criação De Conteúdo De Qualidade:

Agora que você já escolheu as palavras, então chegou a hora de começar a criar conteúdo de qualidade para otimizar o site, e fique ciente que irá precisar produzir bastante conteúdo.

Foque em criar diversos conteúdos sempre relacionados ao seu nicho de atuação, e sempre insira as palavras-chave nos seus artigos para ajudar os motores de busca a encontrá-los mais facilmente.




Quanto mais conteúdo otimizado você produzir, muitos mais tráfego você vai gerar para o seu site e mais rapidamente subirá no ranqueamento.

Mas foque sempre na produção de conteúdo de alta qualidade, pois como você já deve ter lido milhares de vezes “Conteúdo é Rei”.

Criação de conteúdo

Analise Seus Concorrentes:

Para melhorar ainda mais os seus resultados otimizando sites, então você tem por obrigação pesquisar sobre como está o site de seus concorrentes.

Você pode usar algumas das ferramentas mencionadas acima para isto, principalmente o aHrefs e o Semrush. Descubra para quais palavras-chaves seus concorrentes estão ranqueados.

Depois de feito isso é só criar conteúdo melhor que o deles, usando até as mesmas palavras.

analisando a concorrencia

Otimize Os Títulos:

Muita gente não otimiza os títulos dos sites corretamente, quando vai publicar um artigo em um blog tem regras a serem seguidas. Como a hierarquia dos títulos e subtítulos.

Você pode utilizar de H1 a H6 dentro do seu texto, mais os mais importantes para o seo são os H1, H2 e H3.

O título do artigo sempre tem de ser em H1, e use somente 1 h1 no seu conteúdo. Os tópicos e subtópicos você divide em H2 e H3, assim o seu conteúdo fica muito mais organizado. Use um plugin de seo para te ajudar com isso.

titulos para sites

Url Amigável:

É muito provável que você já tenha visitado sites no qual a url não dizia nada à respeito sobre o conteúdo, então para uma boa otimização de sites é necessário configurar isso corretamente e deixar a url amigável.




Dessa forma os usuários não ficarão com dúvidas sobre o que encontrarão de verdade dentro do antigo ao clicar no link na pesquisa.

Então procure deixar a url do seu site mais amigável possível, mostrando para o usuário com clareza do que se trata o seu conteúdo.

url do site amigável

Hospedagem Do Site:

Muita gente simplesmente se esquece ou faz de conta que esquece dessa parte quando se vai otimizar um site. A escolha de um bom plano de hospedagem de sites é fundamental.

Cada tipo de projeto online necessita de um tipo de hospedagem, pode ser compartilhada ou vps, como também pode ser uma hospedagem dedicada.

Tudo vai do tipo do site, é um blog comum, ou é um site de vendas? Tudo isso tem de ser analisado. Pois você necessita de estabilidade e velocidade para seus sites.

Jamais contrate uma empresa de hospedagem que não ofereça suporte. Sempre de preferência por hostings com suporte 24 horas por 7 dias da semana.

hospedagem de sites

Otimize As Imagens Do Site:

É praticamente impossível imaginar um site sem imagens não é mesmo? Por esse motivo as imagens do site também precisam ser otimizadas.

Isso deixará o texto mais legível para os leitores e também vai ajudar muito na otimização do site nos mecanismos de buscas, melhorando assim o seu ranking.

As imagens de um site são tão importantes que o Google já afirmou que muito em breve as pesquisas por imagens mudaram radicalmente, e que praticamente tudo se tornará visual.

Então toda vez que for subir uma imagem para seu site, procure renomear ela com a palavra-chave desejada, isso ajudará o motor de busca.

E se caso você seja um usuário do WordPress, use imagens de última geração, como as imagens nos formato Webp. Além de deixar seu site mais leve ajudará e muito na velocidade do site.

Depois de carregadas as imagens no seu artigo não esqueça de preencher corretamente o atributo “title”, para isso basta dar um clique em cima da imagem, depois clicar no lápis, ir até avançado e inserir o “title” da imagem.

otimização de imagens do site

Site Otimizado Para Dispositivos Móveis:

Não sei se você sabe mas os números de usuários de dispositivos móveis é assustador, estatísticas revelam que em 2020 existem 3,5 bilhões de usuários de aparelhos móveis em todo o mundo.

Justamente por esse motivo você tem de fazer a otimização de seus sites para dispositivos móveis, pois saiba que a cada 4 em 5 pessoas fazem compras online usando smartphones.




Esses dados só revelam o poder dos dispositivos móveis, pois é muito mais rápido e prático para os usuários acessarem um web site, blog ou loja virtual pelo celular se ele for otimizado para esses dispositivos.

sites otimizados para dispositivos moveis

Google Analytics:

Se você realmente pretende fazer uma boa otimização de sites então você precisa fazer a integração do seu site com o Google Analytics. Importantíssimo para a coleta de dados e informações sobre os visitantes.

Ao usar essa ferramenta gratuita do Google você conseguirá visualizar dados em tempo real das pessoas que acessaram o seu site, como por exemplo:

  • Como ela chegou no seu site;
  • De onde ela veio;
  • Quanto tempo passou e quais páginas visitou;
  • De qual cidade, estado ou País ela acessou o teu site;
  • Que tipo de dispositivo ela usou para visitar sua página;
  • Bounce Rate: Taxa de rejeição do site;
  • E muito mais.

Então com base em todos esses dados você pode começar a trabalhar na otimização de seu site. Com essas informações na mão irá conseguir segmentar muito melhor seus conteúdos, melhorar a qualidade deles e atingir muito mais pessoas.

Em todas a suas estratégias de otimização de sites jamais deixe de usar o Analytics, ele se integra facilmente com o WordPress através de plugins para Analytics.

otimização de sites com o google analytics

Rápida Conclusão:

Com as nossas dicas temos certeza que conseguirá fazer a otimização de seus sites com muito mais facilidade. Na verdade a otimização nada mais é que ajudar o motor de busca a te encontrar mais facilmente.

E para isso você precisa fazer uma excelente otimização. Existem muitas coisas para serem otimizadas, e aplicando essas técnicas mostradas aqui já é um bom caminho percorrido, vamos recapitular quais foram elas:

  • Encontrar boas palavras-chaves;
  • Criar conteúdo de qualidade;
  • Analisar concorrentes;
  • Otimizar seus títulos e subtítulos;
  • Url amigável;
  • Tipo da hospedagem do site;
  • Otimizar as imagens;
  • Deixar o site otimizado para dispositivos móveis;
  • Usar o Google Anaytics.

E é isso pessoal, esperamos ter ajudado você a conseguir entender melhor sobre otimização de sites, e esperamos que comece a aplicar em seus projetos online o quanto antes.

Vamos ficando por aqui e desejamos muito sucesso para você 🙂

 

Fique e confira outros artigos:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.