Palavras-Chave de Cauda Longa: O Pote de Ouro do Tráfego

Quer saber um segredo para você conseguir ultrapassar todos os seus concorrentes nos resultados das pesquisas orgânicas? Use sempre palavras-chave de cauda longa.

Nesse nosso artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto que é tão falado por muitos Webmasters de todo o mundo.

E também iremos te ensinar a melhor maneira de você conseguir implementar as palavras-chave de cauda longa em suas técnicas de seo para enfim conseguir resultados incríveis que tanto deseja ter nos resultados da serp.

E aí, estão preparados para mais um aprendizado? Então borá lá começar!

Palavras Chaves de cauda longa para conseguir mais tráfego

Palavras-Chave De Cauda Longa? O Que São Elas?

Então para um melhor entendimento de sua parte, iremos fazer uma rápida recapitulação sobre a função das palavras-chave e sua importância no seo.

Caso você tenha um blog ou trabalha gerenciando um, como é o caso de muitos Webmasters em todo o mundo.

Já sabe que as palavras-chave são fatores muito importantes que fazem um site ser mostrado nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca, e dessa forma fiquem visíveis para os visitantes.

As palavras-chave representam os artigos e conteúdos que você posta e por sua vez ficam acessíveis para os pesquisadores (usuários).




Existem somente dois tipos de palavras-chave, que são elas:

  • Palavra-chave de cauda curta, também conhecida como (short tail);
  • Palavra-chave de cauda longa ou (long tail).

Como o próprio nome da palavra já diz, as palavras-chaves de cauda longa são frases que possuem de 3 a 5 palavras em sua composição.

Mesmo que 5 palavras podem não parecer muita coisa em um contexto de forma geral, mas se tratando de seo, elas tem o poder de mudar praticamente tudo.

Exemplo De Palavra-Chave De Cauda Curta:

Para mostrarmos para você a diferença entre elas, então vamos ver abaixo uma pesquisa de uma palavra-chave de cauda curta (bolo).

Facilmente você vai perceber que as frases são muito mais curtas e até mesmo mais populares se comparadas com palavras-chaves de cauda longa.

Palavra-chave de Cauda Curta

Como você pode perceber, as palavras-chave de cauda curta não são exclusivas, devido a isto o motor de busca irá incluir ela em praticamente todos os conteúdos relacionados com a frase.

E o resultado disso não é bom, pois você acabará recebendo conteúdo sobre vários assuntos que por sua vez não tem nada a ver com o que está buscando em sua pesquisa.



Exemplo De Palavra-Chave De Cauda Longa:

Agora veja outro exemplo sobre o que acontece quando utilizamos uma palavra-chave de cauda longa (bolo de chocolate) no resultado da pesquisa mostrado abaixo.

Palavras de Calda Longa

Viu só o que acontece quando adicionamos mais palavras no campo de busca, o resultado mostrado sofreu um afunilamento.

Mostrando conteúdos muito mais específicos e que tem relação próxima ao que se está pesquisando. Isso indica que você vai precisar elaborar conteúdo específico para esse tipo de visitante.

Por Quê Devo Usar?

Logo abaixo citaremos três motivos para você usar palavras-chave de cauda longa em seus blogs e sites.

As Palavras-Chave de Cauda Longa São Amigáveis a Pesquisas Por Voz:

Não sei se você sabe, mas as palavras-chaves de cauda longa são responsáveis por nada mais nada menos que 70% das pesquisas realizadas na web.

Isso ocorre porque as palavras vem se tornando muito mais populares devido ao crescimento de pesquisas realizadas por voz no Google.

Então como as pessoas estão usando muito mais o comando de voz para fazer buscas, elas de forma natural utilizam frases que são mais longas, ao contrário de usar palavras mais curtas quando desejam pesquisar alguma coisa.

Isso significa que, ao inserir em seu conteúdo palavras-chave de cauda longa, você estará mirando em um grupos mais específico de visitantes.



Conseguirá Muito Mais Tráfego:

É claro que as palavras-chaves curtas continuam trazendo tráfego para seus sites ou blogs, mais saiba que não é nada fácil conseguir um destaque melhor nos resultados das pesquisas da Serp.

A concorrência pelas primeiras posições da primeira página é altíssima, e ela está bem saturada de conteúdo que por sua vez tem muita relevância.

Por esse motivo, usando palavras-chave de cauda longa, poderá sim levar um pouco mais de tempo para que você conquiste posições melhores na Serp.

Porém, as suas chances de conseguir um volume maior de tráfego é bem maior, pois a concorrência é menor também.

Mais Simples De Usar:

As palavras-chaves de cauda longa ecoam de forma muito mais natural para quem ouve do que as palavras-chave de cauda curta. E é simplesmente por esse motivo que elas passam mais naturalidade em qualquer conteúdo.

Isso é excelente, pois você está escrevendo conteúdo para usuários, e não para mecanismos de busca. Por esse motivo guarde suas forças para elaborar conteúdo de alta qualidade.

Então em sua estratégia de seo, procure utilizar os dois tipos de palavras, as palavras-chave de cauda curta e as palavras-chave de cauda longa. Isso fará uma combinação perfeita para um resultado melhor ainda.



Como Fazer Para Encontrar Palavras-Chaves De Cauda Longa?

Com toda certeza que uma as formas mais simples de encontrar palavras-chave de cauda longa é usando a função completar do próprio Google.

Ao digitar qualquer palavra no campo de pesquisa de busca, ele por si só irá gerar de forma automática muitas outras sugestões complementares para sua pesquisa.

Essas sugestões são conhecidas como palavras-chave populares e o Google às sugere por estarem em alta naquele momento.

Essas palavras representam o que a grande maioria dos usuários estão digitando no campo de pesquisa com a finalidade de encontrar uma resposta ou até mesmo ajuda.

Por exemplo, veremos agora as sugestões automáticas geradas pelo próprio Google para a palavra-chave de cauda longa (melhores filmes de 2019).

Você perceberá que também são apresentados muitos outros termos. Esses termos são os termos que as pessoas mais tem utilizado para saber informações específicas sobre o tópico original.

Como encontrar palavras-chave de cauda longa

Uma outra maneira de conseguir encontrar palavras-chave de cauda longa é utilizando ferramentas como planejadores de palavras-chave.

Essas ferramentas ajudaram você a conseguir encontrar as palavras-chave que possuem o maior volume de busca, baseadas é claro na quantidade de pesquisas feitas mensalmente. E também te mostraram o nível de dificuldade de posicioná-las.

E além disso, você também conseguirá fazer um monitoramento do comportamento de seus concorrentes, e assim saber quais os pontos mais fracos deles em relação ao uso de palavras-chave específicas.

Mas para sua sorte o marketing digital oferece diversas ferramentas para pesquisar palavras-chave. Então segue logo abaixo uma pequena relação das melhores.



Planejador de Palavras-Chave Long Tail Pro:

O planejador de palavras-chave Long Tail Pro é uma ferramenta poderosa que é capaz de gerar muitas ideias de palavras-chaves de cauda longa de forma automática. Nós classificamos ela como a melhor de todas.

Ela é tão poderosa que além de fazer a pesquisa das palavras, ela também já faz uma análise da estratégia das palavras-chave dos seus concorrentes. Já com a finalidade de colocar você em vantagem na disputa com eles.

A ferramenta também cria métricas para medir os resultados das suas campanhas na web.

Planejador de Palavras Chave Long Tail Pro

Planejador de Palavras-Chave KWFinder:

O planejador de palavras KWFinder se destaca na web devido a sua excelente interface para seu usuário. Juntamente com outros recursos garantindo assim uma excelente experiência de pesquisas de palavras-chave de cauda longa.

Está ferramenta também fornece dados muito precisos sobre o grau de dificuldade de cada palavra-chave. O KWFinder é capaz de fazer um afunilamento das suas pesquisas por regiões.

Dese forma você também pode focar em conteúdo relacionado a sua cidade ou lugares próximos.

Planejador de Palavras KWFinder

Planejador de Palavras-Chave Do Google:

O planejador de palavras-chave do Google faz parte da plataforma do Google Ads (antigo Google Adwords). Ele é uma ferramenta gratuita para você pesquisar palavras-chaves de cauda longa e cauda curta.

Seu campo de interação é limpo, também oferece sugestões extras como estimativas de volume de busca, nível de competição de palavras e também o lance máximo para uma determinada palavra.

Planejador de Palavras-Chave do Google

É claro que todas essas ferramentas mencionadas aqui tem pontos positivos e também pontos negativos. O que nós recomendamos que faça é que você teste todas elas. E assim consiga identificar qual é a mais adequada para seu negócio online.



Como Usar Palavras-Chave de Cauda Longa Da Forma Certa?

Até aqui ficou claro para você como as palavras-chave de cauda longa funcionam? Se sua resposta for sim então chegou a hora de colocar em prática.

Nossa recomendação é que você comece escrevendo textos baseados nos termos iniciais que você escolheu em uma das ferramentas de pesquisa de palavras-chave mencionadas no tópico anterior.

Como o nosso intuito aqui é facilitar as coisas pra você, use até mesmo as sugestões extras que os planejadores de palavras-chave oferecem. Isso irá adicionar muito mais contexto ao seu conteúdo deixando-o mais rico ainda.

Mas procure não entupir seu artigo com palavras-chaves, pois com toda certeza isso irá atrapalhar o desempenho de seu site em termos de seo.

Tenha em mente sempre ao escrever um artigo, que os mecanismos de busca posicionam o seu site pela relevância que ele tem. E não pela quantidade de palavras-chaves que você inseriu no conteúdo.

Se você utilizar uma variação de palavras-chave excessivamente e sem sentido algum, o robô vai entender que você está superotimizando o conteúdo sem naturalidade.

E nunca se esqueça, você está escrevendo para seus visitantes, e não para os mecanismos de busca. Pois no fim das contas, é para eles que você está ofertando conteúdo.

Nesta hora usar o bom senso é a melhor coisa para não exagerar na quantidade de palavras-chaves, pois manter as pessoas informadas é o que realmente interessa.

E também jamais se esqueça de sempre realizar pesquisas de palavras-chaves regularmente com a finalidade de antecipar todo e qualquer tipo de mudança que elas podem ter futuramente.

Pois saiba que contextos e sentidos de palavras tem a tendência de mudar de tempos em tempos, isso dependendo da ocasião e do lugar em que elas são empregadas.



Nossa Conclusão:

Como você pode perceber, as palavras-chave de cauda longa a cada dia que passa então se tornando muito mais populares. Mesmo elas sendo mais compridas que as palavras de cauda curta, que também são bastante populares.

As palavras-chave de cauda longa tem a capacidade de fazer seus conteúdos se destacarem bem mais no quesito competição por um melhor posicionamento nos resultados das pesquisas.

E isso é mais que primordial para uma boa estratégia de seo.

Então para que você consiga integrar essas palavras em seu conteúdo, você precisará:

  1. Criar excelentes ideias utilizando as palavras-chave de cauda longa, usando sempre as sugestões automáticas dos planejadores de palavras que mencionamos;
  2. Elaborar conteúdo utilizando essas mesmas palavras-chave;
  3. Realizar pesquisas frequentes de palavras-chaves com o intuito de estar antecipando todo e qualquer tipo de mudança sobre o uso delas e as circunstâncias nas quais estão introduzidas.

Então é isso pessoal. Vamos ficando por aqui, e a nossa recomendação para você é: utilize as palavras-chaves de cauda longa juntamente com as de cauda curta em todas as suas estratégias de seo.

E será meramente uma questão de tempo para você começar alcançar as desejadas e merecidas primeiras posições nos resultados das buscas.

Obrigado por ter ficado conosco até aqui, até o próximo artigo. E sucesso 🙂

 

Leia também outros artigos do nosso Blog que possam lhe interessar:

Deixe uma resposta