Como Testar a Velocidade de Um Site? Conheças as 8 Ferramentas Mais Confiáveis

É claro que ninguém quer ter um site, blog ou loja virtual com tempo de carregamento lento não é mesmo? Então para que você evite isto em seus projetos é bom você aprender como testar a velocidade de um site.

Esse tipo de teste irá permitir que você efetue em tempo real testar a velocidade de suas páginas os posts. Além de te fornecer orientações sobre como estar melhorando os pontos negativos do carregamento.

Assim você pode tomar ações e fazer melhorias em seu projeto para deixar ele cada vez mais rápido. Site rápido visitante feliz, pois ninguém gosta de navegar em um site lento!

Nesse nosso artigo de hoje falaremos sobre os principais motivos de estar cuidando da velocidade de seu site, e também iremos te apresentar as melhores ferramentas para você testar a velocidade de um site.

Vamos lá para mais este aprendizado.

Como Testar a Velocidade de um Site

Testar a Velocidade de Um Site: Por que o Tempo de Carregamento é Tão Importante?

Agora gostaríamos que você se colocasse no lugar do usuário (visitante), você iria gostar de navegar por um site ou blog lento e que demora muito tempo para carregar suas páginas? Logicamente a sua resposta é não certo!

Porém caso não se importe com isto, o que duvidamos muito, daremos nota 10 pra você pela sua calma.

Já está mais que comprovado que praticamente 45% dos visitantes desistem logo de imediato quando acessam um site cujo tempo de carregamento ultrapassa os 3 segundos.

Por esse motivo, a velocidade de uma página na web é de extrema importância pro sucesso de seu projeto na internet. Por isso saber como testar a velocidade de um site é tão importante.

Veja agora algumas causas que irão com toda certeza prejudicar seu projeto na web devido a lentidão:



Influencia a Serp:

Os motores de busca como Google, Bing, Yahoo entre outros contam com um tempo pequeno e curto para obter resultados. Então se a sua página não abre rapidamente, você poderá perder posições na Serp.

Prejudica o Seo de Seu Site:

Motores de busca possuem sua própria imagem para manter, e o tempo de carregamento lento de seu projeto além de prejudicar o seu Seo, com toda certeza irá impactar diretamente na experiência dos visitantes.

Prejudica o Tráfego:

Como já mencionamos no tópico anterior, um tempo de carregamento muito lento significa perder nada mais nada menos que aproximadamente 45% de visitantes. Menos visitas, menos clientes, menos vendas.

Então todo proprietário de site necessita e tem por obrigação buscar o melhor desempenho de carregamento e tempo de abertura de suas páginas. Dessa forma proporcionará um experiência muito mais agradável ao visitante.

E a melhor maneira de estar fazendo isso é com toda certeza saber como testar a velocidade de um site utilizando as ferramentas disponíveis para isso.

O nosso objetivo nesse artigo não é ensinar a você como otimizar seus sites, mas sim te apresentar as melhores ferramentas de teste de velocidade ok.



Melhores Ferramentas:

Então segue agora uma lista contendo as melhores ferramentas gratuitas para você testar a velocidade de um site seu ou até mesmo de seus clientes.

E assim poderá resolver em definitivo o problema de lentidão no carregamento. Existem muito mais de 20 ferramentas de teste de velocidade de sites, mais aqui no artigo citaremos as 8 melhores.

Site lento nunca mais!

Gtmetrix:

Quando o assunto é otimização, tempo de carregamento, performance e velocidade, os recursos oferecidos pela ferramenta de teste Gtmetrix são super indicados para praticamente qualquer ocasião.

Essa excelente tool (ferramenta) fornecerá a você um resumo muito detalhado contendo os principais índices de performance.

E também do acompanhamento do site e a capacidade de testar a velocidade de um site em vários servidores e hospedagem de sites espalhados por todo o mundo. E o melhor de tudo é que está ferramenta é gratuita.

Essa ferramenta de teste de velocidade é excelente pois com ela você poderá realizar um teste de redução de velocidade de conexão, conhecido como throttling.

Com isso você poderá verificar como está sendo o tempo de carregamento em diferentes larguras da banda do servidor.

Testando a Velocidade de um site com o gtmetrix

Developers Google Page Speed Insights:

Não sei se é de seu conhecimento, mas a Google é a empresa que criou o teste de velocidade de sites desenvolvendo o Developers Google Page Speed Insights. A primeira ferramenta de testes de velocidade de sites lançada no mercado.

Todas as métricas de experiência de usuários e visitantes tem como base o relatório do Chrome UX, isso para todos os tipos de dispositivos, seno eles: smartphones, tablets e desktop.




O teste de velocidade de sites realizado por está ferramenta irá apresentar vários diagnósticos. Como por exemplo: problemas no desempenho e também sobre o comportamento em tempo real da experiência do visitante.

Está ferramenta de teste de velocidade de sites é muito usada por donos de sites que buscam mais simplicidade, com a finalidade de manter o desempenho de seus projetos.

Developers Page Speed Insights

Pingdom:

A ferramenta de teste de velocidade de sites Pingdom é excelente, ela faz um acompanhamento completo de seu web site, inclusive monitorando quedas do mesmo.

Essa ferramenta poderosa utiliza mais de 70 locais de análises em diversos países diferentes para fazer testes de páginas da web com precisão.

Ao terminar um teste de velocidade de site nessa ferramenta, você vai receber muitos insights de desempenho e também vai ser mostrado a você pontos que atrapalham o tempo de carregamento de suas páginas.

Mas se você desejar um monitoramento ainda melhor, basta efetuar a compra de um de seus planos pagos e também poder usufruir de ferramentas como:

  • Uptime (vai ficar sabendo na hora se o site está fora do ar);
  • Dados sobre os visitantes e usuários;
  •  Acompanhamento de servidores.

Indiferente do problema, o recursos oferecido pelo plano pago permitirá saber de imediato tudo o que está acontecendo com seu site.

Pingdon

WebPagetest:

A ferramenta WebPagetest de testes de velocidade de sites vai permitir a você realizar um teste de velocidade de inúmeros locais ao redor do planeta, isto usando navegadores como Internet Explorer e Google Chrome, e o melhor de graça.




Essa ferramenta dispõe de vários recursos incluindo captura de vídeo e bloqueio de conteúdo. Ao terminar de realizar o teste você verá tabelas, e checagens de otimização de carregamento e velocidade das páginas e dicas de melhorias.

WebPageTest

Google Test My Site:

Como os smartphones estão cada vez mais em uso nos dias de hoje, então é claro que os sites devem estar aptos a operar nesses dispositivos.

E claro que mantendo o mesmo desempenho quando comparados a desktop.

O teste de velocidade de site oferecido pela ferramenta Test My Site medirá o desempenho do web site para dispositivos móveis, promovendo referências contra os seus oponentes.

Ele fornece um relatório personalizado juntamente com dicas e sugestões de como você poderá estar melhorando o carregamento de suas páginas para dispositivos móveis.

Google Test My Site

YSlon:

Essa é uma ferramenta para testar a velocidade de um site totalmente gratuita e de código aberto. Ela analisa a velocidade e o desempenho do site baseada em 23 das 34 diretrizes do buscador Yahoo.

O YSlon vem no formato de plugin para navegadores e scripts de comando para servidores PhantonJs e Node.js.




O navegador Firefox é onde o YSlon foi executado originalmente. Então isso significa que ele permitirá total acesso pros componentes de informações de páginas, através do Painel de Rede Firebug (Firebug Net Panel).

Yslow

KeyCDN Website Speed Test:

Está ferramenta de testes de velocidade de sites oferece uma oção de você realizar testes por 14 localidades diferentes, e os checagens online do KeyCDN irão servir como uma ferramenta bem prática.

Onde os testes de velocidade podem ser executados de onde quiser inclusive pelo deu próprio smartphone.

E está ferramenta ainda vai além de um simples teste de velocidade. Ela por sua vez permite também executar testes e ataques SSL FREAK coma finalidade de garantir a segurança do SSL/TLS de seu web site.

KeyCDN Website Speed Test

Dotcom-Monitor:

O teste de velocidade grátis do Dotcom-Monitor irá permitir conduzir testes de tempo de carregamento da página baseados em navegadores móveis (mobile) e também para desktop, isso através de 20 lugares distintos.

Um ponto bem positivo dessa ferramenta e que não poderíamos deixar de mencionar é que os testes geográficos realizados pelo Dotcom-Monitor podem ser feitos ao mesmo tempo.




Assim quando terminar o teste de velocidade do site você receberá um relatório completo sobre o desempenho individual e outro relatório de tipo cascata de cada umas das localizações, que são 20 como já citamos.

Dotcom Monitor

Nossa Breve Conclusão:

O comportamento de seu web site é um semblante de extrema importância e que necessita de total atenção.

Conforme já mencionado bem no início desse artigo os visitantes não gostam de perder tempo com sites lentos e que demoram para carregar, então por isso o tempo de carregamento é um fator de extrema importância.

Como já citamos também um carregamento muito lento poderá prejudicar o Seo de seu projeto fazendo com que os mecanismos de busca classifiquem ele em uma má posição.

E é lógico que você não deseja passar por isso não é mesmo?

Então como você acabou de ler nesse artigo existem várias ferramentas grátis para testar a velocidade de um site, por isso faz-se necessário que você identifique qual irá suprir suas necessidades.

Se busca por ferramentas fáceis de usar opte por ferramentas de teste como o Gtmetrix, ou o Developers Google Page Speed Insights e o Pingdom. Além de serem gratuitas, são de fácil utilização.

Então agora que você já sabe como testar a velocidade de um site, você simplesmente não tem mais desculpas para deixar seu site lento deixando de acompanhar diariamente o desempenho do mesmo.

Chegamos ao final de mais um artigo e esperamos que tenha gostado. Use e abuse das ferramentas de teste de velocidade de sites e faça seu projeto voar nas Serps.

Até o próximo aprendizado 🙂

 

Confira outros artigos do nosso blog que possam te interessar também:

Deixe uma resposta